sábado, 16 de outubro de 2010

Crônicas 4:9-10
“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos...”
Temos poucas informações na Bíblia a respeito desse personagem chamado Jabez, mas sabemos que ele foi mais ilustre do que os seus irmãos, o que não seria nada demais se não levássemos em consideração as condições em que Jabez alcançou esse feito. A começar pelo significado de seu nome: “minha dor, minha desgraça”. Sua mãe lhe deu esse nome logo após o parto! Não sabemos o motivo, mas certamente o nascimento de Jabez não trouxe alegria a sua mãe. Imagine a infância de Jabez... O trauma que ele poderia carregar, sabendo que nunca foi desejado. As pessoas ao pronunciarem seu nome estavam dizendo, literalmente, “causador de dor e desgraça”. E para piorar, nos tempos bíblicos, o significado do nome de uma pessoa era considerado sua identidade, sua marca, seu destino! Certamente, para muitos, o destino de Jabez, não era nada promissor.
Mas Jabez se tornou o “mais ilustre”. Ele venceu as palavras negativas lançadas sobre sua vida, buscando a Deus em oração, e Deus lhe respondeu abençoando-o!
Reflita: Era uma vez uma corrida... de sapinhos! O objetivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão assistindo. Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: "Que pena! Esses sapinhos não vão conseguir. Não vão conseguir." E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo. A multidão continuava gritando: "Que pena! Vocês não vão conseguir!"
E os sapinhos estavam mesmo desistindo um por um, menos aquele sapinho que continuava perseverante... Já ao final da competição, todos desistiram; menos ele.
A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido...
E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, aí sim conseguiram descobrir... que ele era surdo.!
Talvez já disseram a você que: “Você é um fracasso”, “Nada dá certo para você”, “Você tem que sofrer”, “Você não vai conseguir”, etc. Mas não deixe essas palavras negativas, roubarem teus sonhos; “seja surdo” para elas. Não dê ouvidos às palavras de derrota, busque a Deus, e assim como Jabez, você será um vencedor; o “mais ilustre”.
Deus te abençõe!

Nele, que fora rejeitado pelos seus, mas venceu...
Um beijo em sua alma,
Paistor André